terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pão por Deus e Halloween


Dia 1 de Novembro dia de Pão por Deus.
Quando era miuda quase nem dormia a pensar no dia de Pão por Deus, no dia anterior já tinha combinado com as minhas amigas por onde iamos começar e qual o melhor sítio para ir porque aí de certeza nos iriam dar dinheiro...
As goluseimas eram boas, mas receber umas moeditas à quarenta anos atrás era o máximo.
A minha mãe ou as minhas avós faziam saquinhos de retalhos, até um mais pequenino para as moedas e depois toca de ir bem cedo bater à porta das pessoas ...algumas ainda dormiam mas nós não nos esqueciamos dessas, voltavamos mais tarde e nenhuma escapava.
Agora è a minha vez de dar, tenho a mesa posta cheias de uma grande variedade de goluseimas, também dou dinheiro mas guardo para os que são de família (é a crise).
No meu tempo só íamos até aos 12 anos depois já tinhamos vergonha de ir, mas agora já não se importam com isso...
Quando chegam à nossa porta  cantam:
Pão por Deus ,
Pão por Deus
Saco cheio vamos com Deus
 e abrem o saco...
Alguns vêm de tarde mas não é muito costume.
Dizem que esta ideia remontam ao tempo do terremoto de 1755 em que no dia seguinte as pessoas começaram a pedir pão de porta em porta...
é um costume giro espero que não acabe.
Depois à noite para os mais velhinhos vem o halloween que se disfarçam das mais diverças maneiras, bruxas vampiras etc., uma moda recente que veio dos Estados Unidos, mas na minha zona não é muito hábito vir às portas pedir.
Decoramos as abóboras, ( que dizem espenta os maus espíritos),iluminamos e colocamos em cima do telhado ou nos muros até o dia seguinte...algumas já lá não estão!











Estas últimas três figuras foram tiradas de revistas que agora se pode comprar muito fácilmente em quase todas as papelarias, dentro trás folhas de moldes e com elas podemos fazer estes trabalhos em vários tamanhos porque explica como se pode ampliar, fica um trabalho muito giro porque fica sobreposto, em relevo, merece a pena experimentar.
Os moldes até podem ser passados com papel quimico para cartolina mas eu prefiro aproveitar as caixas dos cereais que faz o mesmo efeito e poupamos na cartolina.


exemplo de alguns moldes.

Sem comentários:

Enviar um comentário