terça-feira, 6 de outubro de 2009

Joaninha de barro


Trabalhos em barro está quase sempre ligado ao Outono...não sei se p'la cor ou porque é mais acessivel e "plástico", na realidade adoro trabalhar o barro em qualquer altura do ano e só tenho pena de não ter uma Mufla (forno de cozer barro), para fazer ainda mais coisas.
Como já disse noutra ocasião a maioria das fotos que posto aqui nos blogs são tiradas de revistas ou livros pelos quais me guiei para fazer os meus trabalhos, infelizmente nunca me lembrei que seria bom tirar fotos aos meus trabalhos, só agora que tenho um blog é que me lembro disso.
Por isso recorro a este "truque" que longe de ser mal intencionado é a única maneira que tenho de vos ajudar.
São todos trabalhos que já fiz e poderei fazer de novo, sei portanto as tecnicas que pomdemos usar.
Qualquer dúvida que tenham deixem nos comentários ou deixem o vosso mail que entrarei em conctato.

Depois de amassar bem o barrro, dêm-lhe o formato oval, alisem o mais que puderem,  com os dedos humedecidos em água.

 com um teco (utensílio de plástico, próprio para barro) ou cabo de colher, palito etc, risque levemente ao meio e retire com a colher um pedaço que será a cabeça, arredonde e cole com uma mistura de barro e água (lambugem).


Com  o cabo de um lápis ou caneta faça os furinhos e arredonde, coloque as anteninhas da joaninha em arame, deixe secar.
Pinte deixe secar e envernize.
É uma ideia gira para oferecer no dia do pai como pisa papéis ou para pôr na secretária.

1 comentário: