segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O CRAQUELÊ

Gosto muito de fazer trabalho com a tecnica do craquelê ou rachado, digo já que não é fácil mas não sei se repararam não gosto de coisas fáceis...tem que ter sempre um desafio à mistura.

A base de um craquelê pode ser de vários materiais como vos vou mostrar vários exemplos.
podemos craquelar só numa fase ou em duas como vou explicar.
Neste de cima é uma base de madeira que como sabem deve ser sempre lixada primeiro e limpa e depois dar uma demão de tinta acrilica, e deixar secar muito bem. Devemos pensar sempre que cor queremos ver em contraste, até podemos fazer umas pequenas amostras em cartão com várias cores.
Depois dar o verniz craquelê (que se compra quase sempre em qualquer casa que venda tintas e artesanato).
Depois de seco o verniz 2h. mais ou menos, aplicamos a tinta em contraste e aqui tá o desafio: NÃO PODEMOS PASSAR DUAS VEZES NO MESMO SITIO, TEMOS DE LEVAR UMA BOA CARGA DE TINTA MAS NÃO DEMASIADO PARA NÃO ESCORRER.
e logo na primeira pincelada começamos a ver a abrir o craquelado.
deixar secar.

Craquelado numa caixa de cartão ou madeira, a cor base é dourado.


Nestes dois exemplos é preciso um kit de dois passos normalmente nas boas casas de artesanato têm em caixas kits nº1 e 2º
na vela pintamos a base e colamos os anjinhos não se esqueçam que: SEMPRE ENTRE CADA FASE DEVEMOS DAR TEMPO A SECAR E COLAR, depois dar verniz craquelê normalmente diz nº1, deixar secar e dar depois o nº2 que vai abrir o rachado, se queremos envelhecer como no caso desta estampa dos anjos, dar envelhecedor (antiquing) ou betume judaico (vende-se em frascos pequenos e como irão ver dá para imensos trabalhos, vale a pena comprar) e tiramos de seguida com um paninho suave ou umas collans velhas. no final envernizar

Reciclar uma velha cafeteira

A saia da boneca também foi com a tecnica de dois passos.

Num prato de vidro

Em molduras...

Em caixas de madeira ou cartão...

Dar uma cor base com tinta acrilica...deixar secar


Dar verniz craquelê, deixar secar...UMA DICA IMPORTANTE: PARA SABER SE DEU VERNIZ EM TODO O LADO (O QUE É MUITO IMPORTANTE PARA NÃO TER FALHAS) É VER SE O BRILHO ESTÁ TODO POR IGUAL vê-se quando tentamos ver o reflexo ao pé de uma luz ou janela.


Damos por cima a tinta acrilica que faça contraste (neste caso para crianças fica giro cores bem fortes)
não se esqueça de que não pode passar duas vezes no mesmo sitio a não ser que seja muito rápido ( o que vai descobrir com certeza o porquê...) mas não faz mal sempre pode treinar outras vezes porque acho vai gostar deste desafio.

Para aplicar o desenho que queremos, recortamos de um papel para decoupage ou colamos a figura numa catolina branca antes. Porque, como sabe quando tiramos as peliculas (sempre 2) do guardanapo este fica transparente e as cores escuras do fundo não deixam ver o desenho, o que irá descobrir tambem se teimar em pôr assim mesmo!

Aplicamos cola no verso das figuras


 E colamos com cuidado, tirando suavemente as bolhas de ar que se possam formar, com pincel macio.
APLICAR VERNIZ EM TODA A PEÇA.

Aqui tem outro exemplo ...lindo não ?
BOM TRABALHO.
Este último trabalho foi tirado do site de Cristina Botalho de quem sou fâ e é um dos sites em que podem ver outros trabalhos basta ver do lado direito do meu blog quem estou a seguir e encontram lá o seu site cliquem em cima e toca de dar  uma espreitadela, aliás todos os que lá estão foram escolhidos a dedo (literalmente) e vale a pena espreitar e seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário